Facebook

O Baixio é meu, o baixio é seu, o baixio é nosso! A mudança de nome não tira o DNA da luta de todos!

reprodução fonte COFPISNE

E de repente o baixio de Irecê torna-se não só assunto principal em rodas de amigos,
e recantos deste estado e por que não dizer deste imenso país, como também objeto de discussão nos meios político-partidário nos diferentes patamares do poder.
A começar pela enorme importância que está se buscando dar a mudança de nome do Baixio de Irecê para baixio da Boa Vista como chamou a atenção o prefeito da cidade de Xique-Xique. Apesar de toda explicação lógica para o nome Baixio de Irecê como :
“Bahia é dividida em regiões geográficas Irecê pertence a chapada diamantina setentrional 135 composta de 21 municípios parte deles situados no platô parte plana daí o nome Irecê com cidade como Lapão, João Dourado, São Gabriel e outras. Caracterizados pelas costas que vão de 550 a 750 m de altura e baixio os municipios que se aproximam do Rio em cotas mais baixas incluindo Xique Xique platô região plana Irecê cidade mãe então geograficamente Platô de Irecê, baixio região baixa Irecê Cidade mãe então geograficamente baixio de Irecê.” Explicação totalmente dentro de uma coerência técnica e não no achismo e simples vontade.
Fazendo uma rápida analogia, é como se você cede-se um quarto a um amigo dentro da sua casa para ele morar. Este amigo passa a fazer festas dentro deste quarto, e um belo dia ele escava o piso do quarto e encontra uma pepita de ouro. Devemos lembrar que este quarto pertence a sua casa, faz parte do seu imóvel quer goste ou não. Assim diversas cidades da nossa macro-região possuem riquezas, sua história não se desvinculam da sua unidade, pelo contrário buscam juntar forças, e irmanadas escrevem o futuro da nossa população.
Pois bem, seguindo a importância da união de forças é bom ressaltar ao prefeito da cidade de Xique-Xique que em todos estes anos, assim como trabalhadores quebraram pedras e foram fundamentais na construção do baixio, assim nesta mesma historia também foram fundamentais cada prefeito de cada cidade que numa luta constante buscaram através de seus representantes estaduais e federais a ações através dos anos. Cada prefeito, cada pedido, cada viajem, muitas vezes cada humilhação, isto sem esquecer a persistência de um homem, o gerente da Codevasf de Irecê o senhor Luiz Alberto que incansavelmente buscou todos os meios e mobilizações.
Todo o respeito ao suor derramado da testa de cada trabalhador e graças a união de todas as forças o objetivo foi alcançado. Oque muitas vezes pode considerado um retrocesso é a disseminação do bairrismo que só divide uma união conquistada através de muitos anos. A nossa região de Irecê que compreende desde Xique-Xique é mais importante que mudanças de nomes, brigas pessoais, desentendimentos partidários com o governo do estado, insuflar o pensamento de divisão. Recentemente encontrei um amigo que ouviu a seguinte frase: “ ei você é de Irecê? Você bebe a água da gente”.  É este tipo de coisa que queremos? Cada cidade por menor que seja não dar a sua contribuição a nossa região como um todo? Estamos repetindo oque condenamos quando vemos algumas pessoas do sul do país falando que deseja se separar do restante do país? Faremos a mesma coisa aqui quando devemos promover esta troca de riquezas e fortalecer a união.
Não se pode generalizar o sentimento a população quando percebemos que apenas uma minoria fomenta este tipo de sentimento separatista com pequenas atitudes. Toda a região é abençoada Por Deus, que nos unamos e procuremos ao mesmo tempo defender e cuidar do rio São Francisco que é um patrimônio de todos, que cuidem da população ribeirinha que será impactada pelo projeto, que prefeitos busquem transformar positivamente as suas cidades com a chegada do Baixio de Irecê, pois algumas cidades não mudaram, não melhoraram em nada, e a população continua sofrendo.
Bem mais importante que o desejo de mudar o nome de batismo de um filho é se preocupar com o futuro deste. O nome e sobrenome se tornam importantes quando o trabalho, a honestidade, e a história falam por ele. Quando zelamos, quando escrevemos o nome seja Silva, seja Souza ou etc. A história falará por sí do meu nome, ao contrário de muitos que acreditam que seu nome deve ser enaltecido pela história apenas pela sua existência.
Mesmo que nem todos tenham assistido a aula de geografia, basta ir ao google ou solicitar junto a Codevasf a explicação para o nome Baixio de Irecê e acima de tudo unir forças na redenção da nossa região, para os filhos da nossa terra, e saber que a água é um recurso finito, assim sendo fundamental o comprometimento em cuidar do Rio São Francisco.