Facebook

O Desafio de realizar uma festa de São João. Respeito, Tradição e Cultura.

 




O  desafio de realizar a festa de São João é como ter a responsabilidade de com o dinheiro do povo, escolher as atrações tendo que ouvir o povo, decorar a festa de forma que atenda a expectativa do povo, escolher o local da festa que o povo concorde na sua maioria, dar a segurança, conforto e comodidade que o povo merece, gastar dentro do orçamento o dinheiro do povo. Porém infelizmente existem situações em que o povo não é consultado dificultando ainda mais a satisfação de uma grande maioria, é serve como alicerce para justificar as recolhas e decisões tomadas.

Na
pratica é muito complicado obter 100% de satisfação, uma verdadeira utopia, mais na realidade nunca se tem um real diagnóstico do nível de satisfação. A história das realizações dos grandes eventos como São João, Carnaval, Reveillon, e tantas outras festas, é que quem realiza, faz uma estimativa dentro do universo dos amigos próximos e correligionários, como positiva e por muitas vezes super valorizam estas mesmas opiniões.

Uma das grades verdades é que quanto mais próximo aos anseios do povo e principalmente em respeito a população, cultura e tradição, Pilares base para a realização de todo evento comprometido com a história, respeitando passado, presente e fomentando a permanência no futuro. Já existiram gestores que fugiram do compromisso cultural da festa junina, com estilos musicais que em nada representavam as entranhas históricas e culturais. Transformando uma festa junina num festival musical de diversos estilos diferentes.

Na cidade de Irecê por exemplo foram implementadas  inovações que foram bem recebidas pela população na festas juninas, porém ainda existe um considerável publico que pedem o resgate do São João do Mercadão. Evento que perdurou por muitos anos o lado da simplicidade, da cultura mais pura na essência da palavra, onde o tradicional São João, com o ublico e artistas que atendem a um perfil diferentes das grandes bandas de sucesso do momento, o ambiente do mercadão que é a cara da festa junina, e levando em conta da descentralização e melhor localização de acesso mais próximo ao centro da cidade.

Isso sem deixar de falar do São Pedro da Boa Vista, que encontra-se ameaçado de não se realizar novamente. Oque transparecer um processo sistemático de descaso e correndo o risco de abandono. Seguindo na contramão da essência do verdadeiro baiano, que mantém seu compromisso cultural com as tradições do seu povo, como festas religiosas, festas de largo, festas culturais.

Esse processo sistemático e gradativo ocorre quando a população não está atenta, e permite que a desvalorização seja sempre colocada de lado, quando tratada com pouca ou nenhuma relevância. Assim ocorreu na capital baiana, onde a baixa dos sapateiros, cidade baixa, a estação da barroquinha, e outros pontos da capital baiana sofreram este mesmo processo de deterioração cultural  e respeito.

Nos últimos anos por exemplo moradores reclamaram que  a Tertuliano Cambuí perdeu sua decoração natalina, bem como a praça Ayrton Senna, ou a Praça da Bíblia, os bairros periféricos onde moradores mais idosos, ou com problemas de locomoção, deixaram de viver nesta fase final da vida , a alegria de ver no seu bairro, junto com seus vizinhos, familiares e amigos, o São João dos bairros, com maior comodidade e revivendo as musicas tradicionais e suas fogueirinhas na porta de casa.

É, difícil fazer uma festa de São João em toda e qualquer cidade, principalmente mantendo os compromissos de valores tradicionais, culturais, a história e principalmente direcionada ao seu munícipe.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Excelente artigo, Glaydson!
    Infelizmente cada gestor que entra na prefeitura de Irecê quer implantar o seu estilo, sem nenhuma preocupação se este estilo agrada ao povão, aquele que deveria ser o primeiro a ser ouvido a respeito da programação.
    Oxalá o seu manifesto seja levado em consideração e o povo seja mais valorizado, sendo ouvido no que pode ser feito para melhorar a programação.
    E para encerrar, o São João do Mercadão nunca poderia ter acabado. Era a programação mais aguardada pelo povão.

    ResponderExcluir