Facebook

Oeste Baiano registra menor umidade do Brasil nas últimas 24h





 Oito das 10 cidades do Brasil com menores umidades, nas últimas 24h, são baianas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alguns municípios registraram 11%, um índice que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera desértico. Quatro cidades do estado lideram o ranking: Ibotirama, no Oeste da Bahia, registrou 11% de umidade; Piatã, na Chapada Diamantina, também 11% de umidade; Remanso, no Norte da Bahia, registrou 13% de umidade; e Brumado, no Sudoeste Baiano, registrou 14% de umidade.

As outras quatro cidades baianas com menor umidade são Santa Rita de Cássia, no Oeste Baiano, coom 15% de umidade; Irecê, no Norte da Bahia, com 16% de umidade; Barreiras, no Oeste Baiano, com 18% de umidade; e Formosa do Rio Preto, no Oeste Baiano, com 18% de umidade.

Esse índice de umidade se aproxima da média encontrada no Deserto do Saara, que corta 10 países africanos. Nele, a umidade relativa do ar fica em torno de 12%. Em contrapartida, o nível ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que a umidade fique por volta de 60%.

Segundo o Inpe, a baixa umidade registrada na Bahia é resultado de um sistema de baixa pressão atmosférica que foi provocado por um vórtice ciclônico de altos níveis, que aproxima a massa de ar seco par as áreas que ficam mais próxima de seu centro.

Postar um comentário

0 Comentários