Com uma carteira que totaliza cerca de 500 mil beneficiários na Bahia, o plano de saúde Planserv, que atende aos servidores do Estado, atravessa há tempos uma complexa crise administrativa, que impacta diretamente nos usuários.
Dificuldade na marcação de consultas e exames; descredenciamento de clínicas e hospitais; tabela defasada; cotas financeiras para estabelecimentos da rede e atendimento precário. Essas são apenas algumas das denúncias relacionadas ao Planserv por profissionais e pacientes.
Em Feira de Santana, diariamente os beneficiários têm recebido recusas referente a atendimentos em clínicas particulares da cidade. "Estou desde o mês de outubro tentando marcar um exame de teste ergométrico. Até hoje nada", relatou Liege Bião ao Blog do Velame.
Um dos fatores que explica a queda de qualidade, segundo médicos e diretores ouvidos pela reportagem, é a cota financeira aplicada. Isto porque, o Planserv verificaria uma média de gastos de cada hospital e clínica na Bahia, estabelecendo um teto de pagamento mensal.
Se um hospital tem uma cota de faturamento de R$ 700 mil ao mês, por exemplo, e dias antes o número de atendimentos de urgência e cirurgias executados ultrapassar esse valor, o custo "excedente" não seria pago no exercício, sem uma previsão assegurada.
Apesar disso, os hospitais e clínicas realizaram os procedimentos, arcando com custos de insumos, profissionais e despesas com fornecedores. Por este motivo, quando o montante chega próximo ao valor da cota, as administrações, por precaução, estariam suspendendo a marcação de cirurgias e atendimentos em emergências, temendo um prejuízo ainda maior.
"Eles não estabelecem prazos para pagar esse valor devido. Então vamos dizer que o Hospital A faturou R$ 800 mil em um mês; R$ 900 mil no outro. Aí já são R$ 300 mil extra cota em dois meses de déficit no fluxo de caixa hospital. Após alguns meses o Planserv chega a ficar devendo cifras maiores que R$ 1 milhão a alguns hospitais na Bahia. Isso torna o serviço insustentável. O que o hospital faz? Precisa bloquear marcação de cirurgias e atendimentos.
0 Comentários