A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (17), a quinta fase da Operação Overclean, que investiga um esquema de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos. Um dos alvos é a Construtora Impacto, cujo sócio é Evandro Baldino do Nascimento, ex-presidente da Câmara de Vereadores de Várzea do Poço. Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão no escritório da empresa, localizado no Edifício Holding Empresarial, na Avenida Tancredo Neves, em Salvador.
Segundo as investigações, o grupo manipulava processos licitatórios e desviava verbas públicas oriundas de emendas parlamentares destinadas ao município de Campo Formoso. Além disso, há indícios de que a organização criminosa atuava para obstruir as investigações. Evandro, que já havia sido citado em fases anteriores da operação, é suspeito de participar da logística e execução do esquema em municípios como Oliveira dos Brejinhos e Campo Formoso. A PF apura crimes como corrupção ativa e passiva, peculato, organização criminosa, lavagem de dinheiro e fraude em contratos administrativos.
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) já havia julgado parcialmente procedente, em 2013, uma denúncia contra Evandro por irregularidades cometidas em 2006. Na nova etapa da operação, além de 18 mandados de busca e apreensão em cidades da Bahia, Pernambuco e no Distrito Federal, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o bloqueio de R$ 85,7 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas, além do afastamento cautelar de um servidor público.
0 Comentários