PGR PEDE CONDENAÇÃO DE BOLSONARO POR TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO

 




A Procuradoria-Geral da República pediu a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe nas alegações finais entregues ao Supremo Tribunal Federal. No documento de 517 páginas, o procurador-geral Paulo Gonet reafirma que Bolsonaro tinha conhecimento do plano golpista e liderou a organização criminosa que articulou um golpe de Estado.


Segundo a PGR, o ‘grupo liderado por Bolsonaro e composto por figuras-chave do governo dele, das Forças Armadas e de órgãos de inteligência implementou um plano sistemático de ataque às instituições democráticas para prejudicar a alternância legítima de poder nas eleições de 2022.

O procurador entregou o documento perto da meia-noite, a poucos minutos do prazo final determinado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Na peça, Bolsonaro é apontado como principal articulador; maior beneficiário; e autor dos mais graves atos executórios voltados à ruptura do Estado democrático de direito.

No dia 10 de junho, durante depoimento ao ministro Alexandre de Moraes no STF, o ex-presidente Jair Bolsonaro negou a tentativa de golpe. Mas na ocasião ele admitiu ter procurado os comandantes das Forças Armadas para discutir alternativas para ficar no poder e impedir a posse de Lula.

Postar um comentário

0 Comentários