Moradores de Irecê (BA) relatam insatisfação com o tempo de espera no SAC local, que funciona por ordem de chegada, das 7h às 13h, no centro da cidade. Embora a estrutura disponibilize diversos serviços — emissão de RG, CPF, carteira de trabalho, atendimento do Procon, Embasa, dentre outros —, o atendimento limitado ao período da manhã e sem agendamento prévio tem causado filas extensas e dificuldades para os usuários.
Embora haja a inclusão recente dos serviços do Procon-BA na unidade de Irecê a partir de 13 de fevereiro de 2025, com objetivo de facilitar o acesso às orientações e registro de reclamações , o modelo de atendimento continua sendo por presença física, sem agendamento, o que intensifica os transtornos.
O modelo de fila única sem agendamento prejudica quem precisa conciliar o atendimento com outras atividades — trabalho, deslocamentos e compromissos pessoais. Em especial, a janela de atendimento apenas até às 13h exclui quem depende de transporte público ou precisa cumprir jornada de trabalho fora desse horário.
Embora não exista ainda uma pesquisa específica de satisfação voltada à unidade de Irecê, dados gerais da Rede SAC mostram índices altos de satisfação, mas não refletem especificamente os gargalos locais
Recomendações urgentes às autoridades estaduais e municipais:
-
Avaliar a adoção de agendamento digital, como já ocorre em alguns postos SAC da capital e região metropolitana ;
-
Estender o horário de funcionamento, ao menos até o início da tarde, para absorver a demanda de quem não pode chegar cedo;
-
Divulgar dados de pesquisa de satisfação local, identificando especificamente os gargalos da unidade de Irecê;
-
Implantar atendimento prioritário para idosos, pessoas com deficiência, mães com crianças, para reduzir impacto da espera.
O Irecê Repórter tentou contato com a direção da unidade do SAC em Irecê para esclarecer a situação, mas não obteve retorno até o momento desta publicação. O número do SAC é 0800 071 5353.
0 Comentários