O juiz Marcelo Nalesso Salmaso corrigiu o texto de uma decisão proferida na última segunda-feira (25/8) que concedeu liberdade provisória a Thiago Zumiotti da Silva, preso com mais de 200 kg de pasta-base de cocaína em Itu, interior de São Paulo.
Apesar da retificação, o novo texto manteve o suspeito em liberdade. A mudança ocorreu porque, inicialmente, o juiz descreveu a quantidade de drogas apreendida como “não exacerbada” e “pequena”, além de apontar que o suspeito não possuía antecedentes criminais e não apresentava periculosidade.
A decisão gerou críticas do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, que usou as redes sociais para protestar: “Decisão absurda que liberou um traficante com mais de 200 kg de pasta-base de cocaína por considerar uma ‘pequena quantidade’. Isso desrespeita o trabalho policial e, principalmente, a população”.
Salmaso justificou que Zumiotti é réu primário, com bons antecedentes, e que o crime foi cometido sem violência ou grave ameaça. O magistrado também destacou que ainda é necessário coletar mais provas antes de uma decisão final sobre o caso.
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) protocolou recurso contra a soltura do suspeito determinada em audiência de custódia e aguarda decisão da Vara de Garantias de Sorocaba sobre o recebimento do recurso, a fim de avaliar novas medidas cabíveis.
📸: Divulgação/SSP-SP

.jpeg)
0 Comentários