Mateus Batista, vereador de Joinville Santa Catarina divulgou um vídeo público apresentando um projeto de lei que pretende controlar a vinda de moradores de outros estados, em especial de nordestinos.
Segundo ele, a medida teria como objetivo evitar que Santa Catarina se torne um ‘favelão’. Durante sua fala, o parlamentar também faz duras críticas ao estado do Pará.
No entanto, a grande questão é que cidades desenvolvidas de Santa Catarina, por serem ricas e abrigarem grandes empresários e empresas, dependem fortemente da mão de obra de pessoas vindas de outros estados, em especial do Nordeste. Um exemplo claro é Balneário Camboriú, onde mais de 80% dos trabalhadores da construção civil e de serviços são migrantes. A cidade, inclusive, já enfrenta dificuldades por falta de trabalhadores, o que leva muitas empresas a buscar profissionais de fora do estado.
Ignorar essa realidade é um equívoco. Santa Catarina precisa reconhecer a importância dos nordestinos e de outros brasileiros que ajudam a sustentar seu crescimento. A tentativa de criminalizar ou excluir esses trabalhadores não apenas é injusta, como também representa um retrocesso para o desenvolvimento do estado.
0 Comentários