O preço do gás de cozinha subiu na Bahia a partir desta quarta-feira (10/09). O aumento de R$5 por botijão já está sendo repassado pelas distribuidoras para as revendas.
Em entrevista à TV Bahia, o presidente do Sindicato das Revendedoras de Gás da Bahia, Robério Souza, explicou que o reajuste é resultado de um acordo coletivo nacional.
“Esse reajuste se refere ao dissídio coletivo da categoria, que acontece em todo o território nacional. A partir de hoje, os baianos já vão sentir o peso, porque o gás de cozinha terá acréscimo de cinco reais nas revendas. Nós, revendedores, apenas repassamos o preço aplicado pelas distribuidoras. Não somos nós que fazemos a composição do valor”, destacou.
Novo aumento previsto para 2026
Além do acréscimo atual, foi aprovado na última segunda-feira (08/09) um reajuste do ICMS sobre o gás de cozinha. O valor será de R$1,05 por botijão e passará a valer a partir de janeiro de 2026.
Contexto nacional
Os aumentos acontecem poucos dias após o anúncio do Programa Gás do Povo, iniciativa do governo federal que prevê a distribuição gratuita do botijão de gás para cerca de 50 milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade social.
Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília
0 Comentários